Curta nossa página do faceboook

Clique ao lado e entre em contato: WhatsApp +55 34 9925-6924| contato@hidromaniaftness.com.br

Benefícios da hidroginastica

A hidroginástica é um exercício aeróbico leve que pode ser adotado por todos, independente da faixa etária. O pouquíssimo impacto oferecido e a refrescância da água para os dias mais quentes são apenas os principais motivos para você se sentir tentado a se exercitar nas piscinas. O público varia de gestantes a idosos, e os benefícios da hidroginástica envolvem sistema circulatório, força, controle de peso, articulações e até mesmo reduz a possibilidade de ocorrência de algumas doenças. Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios que a hidroginástica pode oferecer à sua saúde e boa forma.

  • Doenças crônicas
  • Os exercícios feitos nas aulas de hidroginástica podem ajudar as pessoas com problemas como artrite, pois favorecem a melhor utilização das articulações afetadas, sem oferecer risco de agravamento dos sintomas. Pesquisas identificaram melhora nos casos de pessoas com artrite reumatoide, além de reduzir dores de osteoartrite.
  • Saúde mental
  • A hidroginástica pode melhorar o humor. Pessoas com fibromialgia podem notar que os exercícios sob a água podem diminuir a ansiedade. A água morna pode diminuir o estresse, assim melhorando o humor e ainda reduzindo a possibilidade de depressão. Os benefícios da hidroginástica para a saúde mente são importantes, principalmente, para crianças com deficiências de desenvolvimento, favorecendo assim a inserção no ciclo social, além de melhorar as relações familiares.
  • Velhice saudável
  • Os benefícios da hidroginástica podem ser interessantes para reduzir os sintomas e reações comuns no processo de pós-menopausa. Não só as mulheres, mas homens também podem desfrutar dessa contribuição dos exercícios na piscina, já que esses podem favorecer à saúde óssea.
  • Suporte à flutuação
  • Um dos principais benefícios da hidroginástica é que os exercícios fornecem flutuabilidade e suporte para o seu corpo, assim evitando a possibilidade de lesões sobre músculos, ossos e articulações. A água reduz até 80% de seu peso, o que causa menos pressão sobre as articulações, costas e torso, se a hidroginástica for comparada a exercícios realizados no solo.
  • Aumento de resistência muscular
  • Se compararmos a densidade da água com a densidade do ar, é possível destacarmos o aumento da resistência muscular. A hidroginástica pode agir sobre a região enfraquecida, contribuindo para que haja um melhor suporte para toda a massa muscular corporal. Os resultados dos exercícios feitos na água também são mais rápidos que aqueles realizados no solo. Os exercícios de hidroginástica revelam-se extremamente benéficos em termos de condicionamento cardiovascular. Os exercícios beneficiam a frequência cardíaca, que é mantida a uma taxa inferior se comparados ao ciclismo ou corrida. Uma afirmativa um tanto quanto tendenciosa descreve que o coração parece funcionar melhor quando a pessoa está fazendo hidroginástica.
  • Queima calorias
  • Todos nós sabemos que os exercícios são a melhor opção para se livrar dos quilinhos a mais. No entanto, é importante que você saiba que a hidroginástica é muito eficaz para a perda de peso, pois praticar 1 hora pode reduzir de 450 a 700 calorias, sendo uma das alternativas para você eliminar os quilinhos extras.
  • Tonifica músculos
  • Não pense que os benefícios da hidroginástica tangem apenas as funções cardiorrespiratórias e circulatórias, muito pelo contrário. Talvez essa seja a dúvida de muitas pessoas, mas não pense que você deve optar pela prática de apenas uma modalidade de exercício. As academias disponibilizam aulas de hidroginástica com dias alternados, ou seja, você poderá permanecer praticando musculação ou qualquer outro esporte junto a esses exercícios dentro d’água. A hidroginástica pode favorecer a saúde dos músculos, ou seja, se você se dedica para uma melhor definição e hipertrofia, as atividades na piscina ainda poderão tonificar os seus músculos, então beneficiando também a saúde da massa muscular adquirida com dieta e treinos de levantamento de peso.